sábado, 15 de novembro de 2008

Nova Friburgo-Berço dos Jogos Florais



Foto:
Dr.Abbud, em Brusque (Café Colonial), na belíssima festa oferecida aos trovadores pelos grupos poloneses, alemães e italianos -dirigindo-se ao microfone , para dizer uma trova na Rodada de Trovas.

Gislaine Canalles, a madrinha e professora dos trovadores latinos.

Quando eu era jovenzinha, ouvia falar nos Jogos Florias de Nova Friburgo e quando retornei a Juiz de Fora,vinda do sul de Minas, em 1964, havia acontecido um ,a musa era Lívia Maria 9autora de No meio do bando Tonto) e que, com José Carlos de Lery Guimarães, trovador , radialista, advogado e Professor de Jornalismo na UFJF, apresentara ,declamando com ele,os Cânticos de salomão para um grande público.

Luiz Otávio foi lá em casa, conversar comigo e convidou-me para a presidência da UBT/seção de Juiz de Fora.Ele dizia que eu me dava com grêmios, academias e com os trovadores da UBT.

À época, a UBT funcionava no NUME (Núcleo Mineiro de Escritores ) e praticamente todos os poetas eram trovadores.Era um fazer trovas sem fim.Mas meu pai, severo nesse quesito, não me deixava viajar,k de forma que , em Camboriú, agora, participei da confraternização, embora não tenha concorrido.

Também entreguei , na qualidade de Embaixadora universal da paz pelo cercle Univ.de Les Ambassadeurs de la Ppax (Genebra, Suiça), a trovadores o certificado de Amigo da Paz, das artes, da poesia e da vida- tudo que um trovador naturalmente é.

O certificado é uma coligação da rede Catitu de Cultura, da ONG Alô Vida e do centro Cultural lagoa do nado, daqui de belo Horizonte, MG-onde resido.

Para sua leitura e conhecimento, fui á WIKIPÉDIA e transcrevi o verbete "Jogos Florasi":



"Jogos Florais


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ATENÇÃO: Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé.

Os Jogos Florais são concursos de Trova realizados sob a égide da União Brasileira de Trovadores.

O primeiro concurso do gênero foi instituído na cidade fluminense de Nova Friburgo em 1960, considerada hoje o berço dos Jogos Florais.


" O INÍCIO DE TUDO

Na década de 50, o poeta Luiz Otávio (1916-1977) reunia na sua residência no Rio de Janeiro um grupo de amigos para realizar pequenos saraus. De tais conversas informais, surgiu a idéia de uma coletânea de trovas, que Luiz Otávio lançou em 1956, pela Editora Vecchi, com o título de Meus irmãos, os Trovadores.

Entre os amigos de Luiz Otávio, estavam os poetas J. G. de Araújo Jorge, Rodolpho Abbud, Zalkind Piatgorsky. Do convívio, surgiu a idéia de realizar um concurso de Trovas na cidade de Nova Friburgo, que prontamente batizaram com o nome de "Jogos Florais".

O nome parece vir da Antiguidade Clássica, época em que se faziam competições literárias em homenagem à deusa Flora e cujos vencedores ganhavam pedras preciosas com formato de flores.

Os I Jogos Florais de Nova Friburgo foram, então, realizados em 1960 com o tema "AMOR" e receberam mais de 2000 trovas do Brasil e do exterior.


[editar] CIDADES PROMOTORAS
A primeira cidade, conforme supracitado, foi Nova Friburgo, mas no seu esteio vieram outras: Pouso Alegre, Juiz de Fora, Corumbá, Porto Alegre, Bandeirantes, Santos, Maringá, Niterói, entre outras. Muitas deixaram de realizar o concurso, mas um número expressivo de cidades ainda promove tais concursos:

Pouso Alegre, sob a coordenação do poeta Eduardo Toledo;

Bandeirantes, sob a coordenação da poetisa Maria Lúcia Daloce;

Niterói, sob a coordenação do poeta Milton Nunes Loureiro;

Porto Alegre, sob a coordenação do poeta Flávio Roberto Stefani;

Sete Lagoas;

Santos, sob a coordenação da poetisa Carolina Ramos;

Fortaleza, sob a coordenação do poeta Fernando Câncio.

Ainda outras cidades realizam ou já realizaram concursos de trova importantes, sem que se chamem de "Jogos Florais":

São Paulo, atualmente sob a coordenação das poetisas Selma Patti Spinelli e Marina Bruna;

Pindamonhangaba, sob a coordenação do poeta José Valdez de Castro Moura;

Caxias do Sul;

Natal;

Maranguape;

Magé;

Londrina;

São Francisco de Itabapoana;

Campos dos Goitacazes;

Caicó;

Amparo, sob a coordenação da poetisa Eliana Dagmar;

Belo Horizonte, sob a coordenação do poeta Luiz Carlos Abritta;

Cambuci

Curitiba, sob a coordenação da poetisa Vânia Ennes.

Saquarema, sob a coordenação do poeta João Costa.

REFERÊNCIAS
Falando de Trova
WANKE, ENO TEODORO. O TROVISMO. Editora Pongetti, 1976. Rio de Janeiro"


caso você queria mandar outros dados, basta que me envie com seus dados, fotos, etc,que será publicado aqui, com os devidos créditos:
Clevane pessoa de araújo Lopes

Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte, MG

pessoaclevane@gmail.com

Nenhum comentário: