segunda-feira, 29 de junho de 2009

Angela Togeiro no Arraial do Boi Rosado





Em foto clicada pela fotógrafa e poeta, artista visual e Diretora do Museu Nacional da Poesia, Regina Mello, a trovadora Angela Togeiro, da UBT/BH, vestida a caráter, para festa no Arraial do Boi Rosado,em 27 de junho de 2009- quando era comemorado o aniversário do Boi e de Guimarães Rosa.

O Boi Rosado é corrdenado pelos artistas e fotógrafos Severino Iabá e Eliane Velozo, ambos pernambucanos radicados em Belo Horizonte, MG.

Estiveram presentes vários poetas e houve um varal de poemas no tema "o sertão é do tamanho do mundo",no dizer de Guimarães Rosa.

Uma bela trova de Angela Togeiro:

Guardada como fragância
a verdadeira amizade
não se perde na distância
adormece na saudade...

Trovadora Conceição Abrittas, Mãe do Ano e Mulher de Minas 2009











Nas fotos, a homenageada, o esposo saudando-a, a medalha "Mulher de Minas" sendo concedida por D.Marilza Albuquerque, presidente do inBrascI(RJ) e entregue por Andreia Donadon, Goveradora em Minas.A mesa foi composta, a esquerda para a dioreita: Ângela Togeiro, Andréia Donadon -Leal(Deia leal), Marilza Albuquerque , Desembargador Dr. Luiz Carlos Abritta m a poeta Conceição Abritta,a Presidente AFEMIL Maria Laura, Elizabeth Rennó e as Presidentes Eméritas da AFEMIL

A trovadora Conceição Parreiras Abrittas, em junho, recebeu uma bela homenagem.A Academia feminina de Letras AFEMIl, homenageou-a com o título de mãe do ano e o InBrasci, através da Governadora em MG, Andreia Donadon, levou-lhe uma medalha de Mérito,com a presença dos aldravistas J.B Donadon , Gabriel Bicalho e J.S.Ferreira.

Conceição , conhecida por seu sorrido generoso, feliz,estava acompanhada de Luiz Carlos Abrittas, marido trovador e Presidente da UBT/BH, dos dois filhos e noras.O casal acabara de realizar uma bela festa de Bodas de Ouro e depois foi passear na Europa.

A homenageada foi saudada não apenas pelas acadêmicas,como Conceição Piló e Cely Vilhena, que deram depoimento sobre sua vida, mas também pelo esposo, pelos filhos.
Saudei-a com um poema.

Outra trovadora, Angela Togeiro, secretariou o evento.Entre as acadêmicas, um bom número pertende à UBT/BH, que já presidiu a entidade.

Conceição recebeu muitas flores e depois, foi servido um excelente coquetel.Após eles, os aldravistas, Angela Togeiro e eu, fomos para a AML, onde no salão, o prefeito de Mariana proferia uma palestra sobre a cidade primaz de Minas.Elusabeth Renní, que preside a AMULMIG,retirar-ese um pouco antes do evento anterior, para coordenar o segundo.

De Conceição Abrittas:

"Soltei teu nome ao vento
e o vento, só por maldade,
repete a todo momento
o nome desra saudade..."

Pingue pongue entre poetas,sobre Nara e gatos

Em 27/10/07, Marco Lisboa escreveu:
Eu vou gostar muito de voltar à Mariana. Dezembro é um mês que tem a agenda cheia: formaturas, festas, etc.,então é preciso que você nos avise com antecedência. Eu gravei o especial da Nara em DVD. Eu estava naquele show que ela fez em 77, na Praça Tiradentes, com o Dominguinhos. O Fagner apareceu para dar canja. O nome dos shows era quarta seis e meia, salvo engano. Ela foi a minha musa inatingível, aquela garota que a gente sabia que nunca ia conseguir namorar, mas era o meu ideal. Abração



http://www.clevanepessoa.net/blog.php

clevane pessoa de araújo lopes para Marco




Rs...O Everi Carrara do telescópio, ainda a cultua.Eu era comparada com ela por ser magrinha e de joelhos redondos, cabelos lisos e pretos...rss...Voz pequenininha...Muitas trovas e poemas no NUME sobre isso...Qdo achar, enviarei.Se achar, mudei tanto,que apesar de guardar TUDO, nem tudo chegava ao destino porque os embaladores detestam "papel" e usam para embalar, calçar embalagens,ou jogam fora...
Mas gosto muito ,principalmente,da pessoa forte que Nara foi e da forma que se posicionou contra a ditadura, enquanto outros se acomodaram.
Vc já viu, no site do Everi, sua musa? Elke instituiu o troféu Nara Leão, que foi entregue em Montevidéu, no começo destino.
Tomara que vc e Wal possam ir a Mariana em dezembro, pois gosto de meus amigos "inteligentes' por perto, vcs, Brenda, os aldravistas....Rss...O que mais me irrita em eventos é a mesmice, a caretice ,a vaidade ridícula, o egocentrismo , a inveja etc,etc,etc...Há tempos, ando decepcionada com o ser humano.O tio da Karina, minha nora, que é um daqueles gêmeos escritores, escreveu "Os TERES Humanos"(em vez de ser, querem ter)...
A taquicardia é que tem me prendido e a md mandou ficar "de molho", pode ser labirintite, mas penso que não é.
Mandou ficar longe da internet, mas hoje, entrei ...rss
Abrs:
Clevane




clevane pessoa de araújo lopes escreveu:
Marco:Obrigada, amigo...
A trova dos gatos pardos ficou escrita sem o último verso, daquela série que eu te disse haver escrito sobre eles.Há um , onde p bichnho está em telhado de vidro e não achei rima adequada ao contexto , então, vou mudar...Depois te mando a seleção.
Seus haikais felinos também devem estar lindos.Qdo for publicar meu livro de trovas, vou dedicar as da gatolãndia a alguns amantes dos felinos, vc e Wal ,entre e elas.
Gosto de observar gatos e pássaros, inestimável ´presente da natureza...
Não vou ao Rio, não fui á Lagoa do Nado..
Vou acabar virando ermitã...
Brenda e eu temos um compromisso de apresentação em Mariana, em dezembro(ela apresentará o poemachine, que levou a Chicago e Paris), então avisarei vcs, mas desta vez quero ir um dia antes ou sair um dia depois, para visitar tudo.Viajar com alguém , mexe menos com meu inconsciente, que deve ter registrado:mãe saiu, morreu de acidente.Marido voltando, morreu de acidente...Conscientemente, não tenho medo, mas perto de viajar, somatizo...Então, como foi da outra vez, irei com Brenda e talvez fique mais fácil.
Ontem vi o revival com Nara leão e lembrei muito dos Anos 60.Já não se fazem jovens como antigamente...
rss...
Abrs:
Clevane


Em 27/10/07, Marco Lisboa escreveu:
Aquele trova dos gatos que são bardos é antológica. Também gostei muito da imagem:asas de rosa engastadas em cetim. Os felinos são o resultado mais perfeito da seleção natural. Dentro de cada gatinho mora uma pantera que é preciso ser poeta para ver. Eu adoro ficar olhando os seus movimentos, a sua incrível precisão. Eles são poetas em tempo integral. Abração.
clevane pessoa de araújo lopes escreveu:

26/10/2007 19h27
Trovas de clevane
Gislaine Canales pediu-me dez trovas para seu cadastro de trovadores de Poetas del Mundo e mandei .Para vocês, hoje,as quatro abaixo :


TROVAS



Gato pardo e belicoso
Arqueia o corpo robusto,
Projeta as unhas,raivoso
Vira um puma no seu susto

Clevane

.
Gatos à noite são bardos
E miam versos para a lua
Dizem que então ficam pardos
parecem da cor da rua...

Clevane Pessoa

04/01/2006

Pessoas bem carinhosas
Sentem apreço por mim
Porque tenho asas de rosas
engastadas em cetim.

Clevane


Não padeço de ousadia,
Comedida,pés no chão,
Encontro muita alegria
Nos vôos da imaginação.

Clevane

Nilson Matos Pereira

clevane pessoa

Para parapilenghyrbk@hotmail.com

data31 de outubro de 2007 13:13
assunto: Nilson
enviado porgmail.com

ocultar detalhes 31/10/07 Responder



Querida Clevane, sou filha de Nilson Matos Pereira. Pesquisando o nome de meu pai, encontro muitas obras tuas o homenageando. Em nome de minha família elevo nossos sentimentos de carinho e admiração por tua dedicação ao meu pai. Um grande homem que permanecerá sempre em nossos corações.Nosso muito obrigado!!!
Enviado por Rebeca Pilenghy Pereira (não autenticado*) em 31/10/2007 10:36

Rebeca;

Obrigada por escrever.
Com prazer e emoção recebo seu recado.
Como deve saber, seu pai era o "Diretor", o Mestre na chamada "Escola Tropo", de trovadores, que mantinha com pulso.Não somente ele divulgava a trova, como ainda ensinava a fazer.Eu, que já presidira, qdo jovem , a UBT de Juiz de Fora, fui por ele convidada a ser uma das professoras.

Em sua passagem, recebi muitos e-mails pedindo-me que assumisse a direção, porém eu sou fraca em informática e ele mantinha rigorosamente as rodadas de trovas, sextilhas, coroas de sonetos, etc.Já era ajudado pela premiada trovadora Gislaine Canales, que entrou no Grupo a posteriori e por Lisieux, grande trovadora e sonetista, ela funcionado na facilitação dos contatos.Então, esta uma pessoa de quem muito gostamos, ficou no lugar dele.

Todavia, Rebeca, nunca mais os trovadores se agregaram conforme no tempo de teu pai, pois ele funcionava mesmo como diretor,
e, na verdade, a Escola Tropo hoje ,mantém uns poucos, não sei bem quem ainda está.
Teu pai, nestas "rodadas', dava um tema e todos saíam a fazer trovas.Os iniciantes, eram então, ajudados pelos professores.Nos finais de semana, fazíamos "pingue-pongue", que eu liderava, muitas vezes, mantendom diretamente com eles, as jogadas, que eram mesmo de fim de semana:trovas bem humoradas, brincadeiras.

A passagem de Nilson tocou-me profundamente, por causa da grande admiração por sua autentacididade de Poeta nato.Penso que se ele morasse no eixo Rio S.Paulo, seria muito famoso.
Fiz um Memorial para ele, em meu blog, conforme sempre faço quando se vai alguém de nosso grupo,publiquei e-mails de vários poetas a respeito dele.Fiz um poema ,e disse que "poeta Não morre"- o que virou agora uma tendência na Internet, louvar os amigos, para que perdurem.
Seu pai era estimado, respeitado, pode-se ver pelo que dele falaram em sua passafem.
Muitos filhos de Poetas em outra dimensão, me escrevem sobre os pais,por encontrarem seu niome em meu blog..Acho isso bastante tocante.

Não sei se ele publicou algum livro, e se a resposta for sim , mande dizer-me onde poderei adquirir um.
Ele está ainda em antologias virtuais.Buscarei nos meus arquivos, trovas dele, das rodadas temáticas, mas nem enviarei completas, com todos os trovadors, pois o peso seria muito.Enviarei , caso desejes, apenas as dele.

Vc também é poeta?Tem outros irmãos? Fiquei viúva em 2005 e sei o quanta falta nos faz o chefe da casa,,,Eu estava casada há 27 anos, quando ele se foi (por acidente), ainda me sinto de luto.Éramos primos, apaixonados e grandes compalnheiros de tuido, embora ele fosse engenheiro, não ligado á Literatura.

Enfim , o que desejar publicar de seu pai, pode me enviar.Assim como alguma foto, pode mandar que , tenho certeza, os trovadores vão gostar muito.
Um abraço cordial:
Clevane Pessoa

http://www.clevanepessoa.net/blog.php