domingo, 23 de novembro de 2008

CONCURSO NACIONAL E INTERNACIONAL DE TROVAS-REVISTA BRASIL ROTÁRIO



O ótimo trovador Gabriel Bicalho, envia-nos o regulamento do Concurso de Trovas do Rotary Club Mariana.Atenção, o prazo é até dezembro:

Gabriel Bicalho envia regulamento CONCURSO NACIONAL E INTERNACIONAL DE TROVAS-REVISTA BRASIL ROTÁRIO

Querida Clevane Pessoa:


Clevane, tenho lido tudo o que vem de sua parte: e-mails e poemas de sua autoria, que encontro em minhas leituras, sempre! Adoro a sua sensibilidade, a sua disponiblidade e a sua despretensão em mostrar-se, mesmo sendo de uma grandeza fenomenal! Assim, é que venho ficando cativo de seus versos, com a leveza de sua Poesia, trazida nas asas diáfanas de borboletas, ainda que em protesto a alguma complicação social. O mundo é grande e merece a nossa atenção: a sua Poesia é abrangente e chega para ser lida e entendida por todos!

Parabéns, mais uma vez e não me canso disto!

Agradeço-lhe por tudo o que me disponibiliza: pela remessa de livros, que serão lidos e distribuídos durante as atividades da nossa Aldrava Letras e Artes; e, também, pela divulgação do Aldravismo. Precisamos, sim, de sua participação constante e de estabelecermos novos encontros culturais, cá, em nossa cidade ou aí, em BHTE. //

Ando cuidando do Rotary Club Mariana, como atual presidente. A Revista Brasil Rotário lançou um Concurso de Trovas e vou colocar, aqui, o Regulamento, sabendo que você é uma enorme Trovadora e que poderá participar e divulgar as bases desse concurso a vários outros irmãos trovadores. Um abraço fraterno do Gabriel Bicalho.///////////////////
(Segue o Regulamento do Concurso de Trovas)/////////////////////////////////

CONCURSO NACIONAL E INTERNACIONAL DE TROVAS

REVISTA BRASIL ROTÁRIO

Aberto a Rotarianos e não Rotarianos

A trova é definida por Luiz Otávio, que deu à Literatura Brasileira uma nova corrente literária: "Composição poética de 4 versos com 7 sílabas, rimando o 1º verso com o 3º e o 2º com o 4º, e tendo um sentido completo".
Promoção e responsabilidade da Cooperativa Editora Brasil Rotário, com o apoio da Academia Brasileira de Trovas (ABT) e da União Brasileira de Trovadores.
Temas: ROTARY – SERVIR – PAZ (cada trova deve conter as três palavras);
Âmbito: Nacional e Internacional (Países da Língua Portuguesa);
Limite: Até 3 (três) Trovas inéditas, líricas ou filosóficas, obrigatoriamente, o 1º com o 3º e o 2º com o 4º versos, setissilábicos e sentido completo;
Prazo do Concurso (Recebimento das Trovas):
De 01 de setembro de 2008 a 31 de dezembro de 2008 (valendo a data de postagem), observando-se o sistema de envelopes: as trovas deverão ser escritas na parte externa de um envelope pequeno (8 x 15 cm), contendo lacrados em seu interior os dados de identificação do autor; este será inserido em um envelope maior para a remessa – remeter para Concurso Nacional e Internacional de Trovas da Brasil Rotário, A/C da Comissão do Concurso de Trovas, Av. Rio Branco, 125 / 18o andar, Centro, Rio de Janeiro / RJ, 20040-006;
Premiação: Do 1º ao 5º lugar, Categoria de Vencedores, Troféus e Diplomas, não havendo repetição de prêmios, isto é, o Trovador premiado como Vencedor receberá apenas 01 prêmio. As Menções Honrosas e Especiais, em número de 10 (dez) cada, receberão Diplomas.
Todos os participantes do Concurso farão jus ao recebimento de exemplares do número da Revista Brasil Rotário em que serão publicadas as Trovas premiadas;
Da entrega dos Prêmios: A solenidade de Entrega de Prêmios e Diplomas acontecerá às 16 horas do dia 23 de fevereiro de 2009 (2ª feira), na Sede da Cooperativa Editora Brasil Rotário, à Av. Rio Branco, 125 / 18o andar, Centro, Rio de Janeiro – Comemorando o DIA NACIONAL DA COMPREENSÃO MUNDIAL (23 de fevereiro), data que assinala a criação do Rotary em 1905,
Casos Omissos: Serão resolvidos pela Comissão do Concurso de Trovas da Brasil Rotário, em conjunto com a ABT e a UBT.

"Não pode haver criação literária mais popular, que fale mais diretamente ao coração do povo do que a trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e sente a sua força. Por isso mesmo, a trova e o trovador são imortais" – Jorge Amado

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

clevane pessoa dearaújolopes" asasdeborboleta16@gmail.com

Missa em Trovas em S.João de Petrópolis-Congresso de Trovadores--Rodada de Trovas-Coral



http://www.sonico.com/videos_detail.php?u=13755796&v=900934&etid=31&lk=-yzgTWeehMPoM9tAM34CGgxstVyt0aw8zWbZhfKs_V4.

Fotos:Clério Borges
A rosa vermelha, símbolo do trovador.

Clerio Borges manda vídeo da Missa em trovas , escrita por A.A.Assis,rezada durante o Clério José - A Missa em Trovas em São João de Petrópolis, Santa Teresa, ES, vídeo a ser visto em seu profile, no SONICO.

"
"A Missa em Trovas com Trovas do Trovador Paranaense Antônio Augusto de Assis, realizada na Igreja de São João de Petrópolis, no Município de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo. Poema de abertura lido e declamado por Clério José Borges e Trovadora Neiva Fernandes de Campos do Goytacases, RJ. Entrevista com o Padre. Início da Missa. Vídeo 02.
Categoria: Notícias e política. Palavras-chave: Missa em Trovas Igreja Católica Poema Abertura Clério José Borges Santa Teresa Serra Vitória ES (menos)"

E também a rodada de Trovas:

Clério José - Rodada de Trovas no Congresso de Trovadores Santa Teresa ES:

"Rodada de Trovas com os Poetas Trovadores declamando suas Trovas, na Biblioteca Major Bley, na Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, ES. São João de Petrópolis, no Estado do Espírito Santo, tranformou-se no final de semana de 07 a 09 de Novembro de 2008, na Capital da Trova brasileira, tendo se reunido Poetas Trovadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e outros Estados Brasileiros.

Um evento que começou com uma Sessão Solene de abertura com composição da Mesa, Canto do Hino Nacional, presença do Prefeito local Gilson Amaro, do Acadêmico Paulo Negreiros e vários Poetas Trovadores do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC; da UBT - União Brasileira de Trovadores e da FEBET - Federação Brasileira de Entidades Trovistas. Literatura Brasileira, Poesias, Trovas.
Kátia Maria Bóbbio Lima, de Conceição da Barra e Vitória, ES;
Zeni de Barros Lana; Relva do Egypto Rezende Silveira, Belo Horizonte;
Agostinho Rodrigues, Campos do Goytacases, RJ;
Neiva Fernandes, de Campos;
Maria Lúcia de Godoy Pereira;
Moacir Malacarne;
Clério José Borges de Sant Anna;
Zenaide Emília Thomes Borges;
Creuzely Ferreira, Rio de Janeiro;
Acadêmico Lino Armando Baroni, Ibiraçu, ES;

Folclore; Folia de Reis de Barracão (São João) de Petrópolis.

Coral da UFES, com o Maestro Cláudio Modesto e Cantor e Compositor Ivan Reis. Coordenação Miguel Trancoso; Walkyria Sperandio; Professora Leila.

VI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. Serra Vitória, ES Brasil. Literatura Brasileira "
Palavras chave: Borges, Brasileira, Clério, Cultura, documentário,

Também o vídeo do coral:Coral da UFES e Cláudio Modesto no Congresso de Trovadores

http://www.sonico.com/videos_detail.php?u=13755796&v=866666

Natalinas-Clevane Pessoa


Minhas Trovas Natalinas em 2006

Algumas trovas natalinas

Clevane Pessoa de Araújo Lopes



Cristo nasce-e a data incerta,
traz lucros comerciais-
Passa a festa e a plebe esperta
já espera os outros natais...


Sempre espero um bom natal
quando todos, solidários,
se abraçam, mas afinal
depois seguem seus fadários...


Jamais terei um presente
qual o que desejo mesmo:
a presença que está ausente
porque no céu caminha a esmo...

Coisa gostosa na vida
é ver abrir seus presentes
a meninada envolvida
por papéis e por parentes...


Em vão espera um brinquedo
um menininho de rua...
Risca no chão, com um dedo,
um foguete e vai prá lua...




De HUMOR:

Ao ver as meias, coitado
o vovô pensa:-"Já sei!
Essas, dei no ano passado
no retrasado ,as ganhei..."


-Para a sogra muito amada,
um ovo de cerzir roupas...
-Nem no Natal?Que massada!
Meu genro, tu não me poupas?

O peru tomou cachaça
para ficar bem macio...
Borracho, quebrou a vidraça
e fugiu,quente no frio...

Clevane Pessoa Lopes
Para o natal de 2006
Belo Horizonte, MG

Essas trovas, foram colocadas em um poster natalino e distribuída aos trovadores por mim, nos III Jogos Florais de camboriú, SC/Brasil(Nov/2008, 07 a 09)





E meu recado para o além:



No natal verde-vermelho
todos querem um presente...
Eu, no entanto,olho no espelho
e só desejo um ausente...


clevane pessoa de araújo lopes

>***<