terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Trovas Carnavalescas-J.G.de Araújo Jorge-A A.de Assis-Ademar Macedo e assuntos afins







Trovas de hoje,03/06/2009

No meu giro de lembranças,
as pequenas coisas tecem
doce teia de esperanças
-e as saudades se amortecem...

Clevane Pessoa

o velhinho, pede esmolas,
discutem apenas cotas...
há crianças sem escolas,
meu país dá cambalhotas...

Clevane Pessoa

Trovas de Ontem (Anos 60):

Mestes muros, tão pichados,
vejo os conflitos do povo
-e sinto que os desgraçados
querem ser homens...de novo!

Clevane Pessoa

Poetas amordaçados
jovens presos, nos porões!
mil sonhos estilhaçados
pelas pedras dos patrões...

Clevane Pessoa




Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2009
Trovas Carnavalescas-J.G.de Araújo Jorge-A A.de Assis-Ademar Macedo e assuntos afins




Fotos:Ademar macedo(RN), J.G.de Araújo Lopes(Acre, in memoriam_, A.A.Assis (mora em Maringá) e eu (Clevane Pessoa, potiguar, radicada em Belo Horizonte), na Marina, em balneário de Camboriú, onde havia o varal de trovas.

A seleção de trovas e os versos de Francisco José Pessoa(CE), fazem parte da seleção costumeira e criteriosa do premiado Ademar Macedo, meu conterrâneo do RN.

Os trovadores selecionados estão entre os meus prediletos: amém da lavra sempre apreciada do próprio Ademar, Antonio Augusto de Assis-que já mereceu o Prêmio Lilinha Fernandes, a saudosa trovadora ,por soma de classificações em concursos durante todo um ano e que escreveu o prefácio de meu e-book "Trovas , Pequenas Notáveis".Conheci-o pessoalmente nos III Jogos Florais de Balneário de Camboriú.Ele é o autor da Missa em Trovas-que, por sinal, estava sendo rezada no Espórito Santo, no Congresso trovadoresco da Academia de Trovas de lá,organizado por Clério de Souza-pena a coincidência de datas.

Para os III Jogos Florais de Camboriú, Assis criou um Jogral tocante e belo.Ensaiamos uma única vez, no Cristo Luz, onde acontecia o encerramento dos Jogos Florias-e saiu perfeito.A esposa de Assis,a doce senhora Lucila, com uma voz encantadora e educada, cantou uma parte, Mafalda Novello Goes, puxou uma parte da Oração de S.Francsico, cantada, uma beleza.E acabei chorando, quando Assis trouxe os nomes dos trovadores que já estão em outra dimensão.

O que muitos trovadores não sabem, é que Assis faz Poesia Concreta de forma convincente e bela.Seu livro POÊMICA,que recebi ele,foi por mim comentado em meu blog "Clevane de Asas" e em outros sítios.

Muito querido,Assis tem uma filha que reside em Balneário de Camboriú,que de vez em quando ia levar o pai para os passeios que saíam do hotel-e dividia de bom grado os simpáticos genitores conoscoEle é uma das memórias vivas do trovadorismo, pois guarda muitos arquivos.

Quanto a J.G.de Araújo Lopes, correspondi-me com ele,publicava seus poemas, quando eu era mocinha e trabalhava na Gazeta Comercial de Juiz de Fora, MG-Brasil.Tenho os livros dele autografados e vou escanear uma das últimas cartas que trocamos antes de sua morte- e que encontrei ao abrir velhas caixas da minha infindável papelada.
Neste blog , há uma página com trovas de sua verve.J.G.não tinha o menor falso pudor em falar de sentimentos, dor-de-cotovelo, paixão.Sensual, era lidíssimo nos Anos 60/70, pela franqueza com abordava temas até então não ditos assim às claras (..."A borboleta fulva no teu ventre"...).

O nome completo desse poeta acreano, que residia no Rio-e depos enveredou pela política- era José Guilherme de Araújo Jorge.Nasceu na Vila de Tarauacá, no Estado do Acre, em 20 de maio de 1914.

Foi poeta desde muito novo e era radialista, muito preparado:estudara em Coimbra, Portugal, sempre demonstrando muito amor ao povo português.Com Maria Helena, Poeta Portuguesa, escreveu um livro"Concertoa Quatro Mãos)Qiando eu era presidente da seção da UBT em Juiz de Fora , fizemos um concursos de trovas sob o tema "Cego".Ela foi uma das ganhadoras.Os trovadores foram buscá-la no aeroporto do Rio e contam que ela desceu do avião, com fitinhas tremulando ao vento, onde estavam as cores de Portugal e do Brasil.
J.G também fez curso de Extensão Cultural na Universidade de Berlim,na Alemanha. Era escritor, locutor e também redator de programas de Radio, J.G lecionou História e Literatura.
Na juventude, foi líder estudantil,e depois candidatou-se a vários cargos públicos.
Em 1970,foi eleito deputado federal pelo então Estado da Guanabara. E reeleito por dois pleitos mais:1974 e 1978.

Por ser romântico, sensual, sensível e o dizer em versos, sofria muitas críticas, diziam que somente moças e senhoras o apreciavam, mas, na verdade, era lido mesmo às escondidas, até como fonte de inspiração, pois era prolífero em inagens inovadores e metáforas encantadoras. Os críticos o subestimavam mas nada impedia que os trinta e seis livros de sua autoria fossem muito vendidos.Um poeta mais velho , no NUME (Núcleo Mineiro de Escritores) dizia-me que comprava para as netas, para ele próprio poder ler-e rindo, dizia que J.G.de Araújo Jorge escrevi da forma que ele e outros poetas gostariam de escrever, mas não tinham coragem de publicar.Os livros de J.G.de Araújo Jorge, foram publicados em vários países.

Cognominado "Poeta do Povo e da Mocidade", pois além da marca romântica, lírica e passional de seus versos, escrevia sobre causas sócio-políticas . Era também um filósofo de seu tempo,com versos livros, modernos, muitos de cunho dramático.

Lido, e criticado - bem e mal- fez época.Seus poemas e sonetos eram relidos e decorados, escrevia trovas e foi um belo homem.

Passou para outra dimensão a 27 de Janeiro de 1987.Há 22 anos, portanto.

Ademar Macedo é um trovador singular, interessado na divulgação dos demais e que no jornal da Academia de Trovas do RN, divulga trovas premiadas em certames.Pela Internet,oferece-nos sua "Trova do Dia", ótima seleção, onde convida a escrever e seleciona , dentro, por exemplo de temas ou datas.
Sonetista, é irmão do Francisco Macedo, também da ATRN, criador de "TROVÁPOLIS", onde os trovadores têm ruas com seus nomes.Tenho lá a minha-e ele solicitou usar minhas trovas sobre Cristo, pois haviam chegado poucas.Para mim , uma satisfação ser moradora desse lugar feérico e realista a um só tempo.

Voltando a Ademar, quando o conheci, pela Internet, um dia recebi um e-mail de sua filha Daniela, avisando que o pai se internaria em S;Paulo, para lutar contra um Câncer.Pedia mentalizações, orações por sua cura.Imediatamente, mandei um pedido a todos os trovadores em rede, da escola TROPO e dos Trovadores Cibernautas.E para meu extenso mailing de poetas.
À época, Carmen Pio manteve com ele um intercâmbio via Internet -e era um lindo pipocar de trovas para lá e para cá.Nós escrevíamos, ela passava por celular, ao guerreiro trovador hospitalizado .Também lia nossas trovas e as dele no programa Hora da trova, de Porto Alegre.
A Internet tem dessas benesses.Ainda hospitalizado, ele logrou alcançar um primeiro lugar em certame trovadoresco- vou lhe pedir a trova para colocar aqui.Todos nós nos regozijávamos com essa batalha onde ele ia vencendo o CA.

De retorno a Natal, ele começou a nos enviar as Trovas,sua remessa de "Trova do Dia faz o maior sucessos.E logo após a cura, ganhou mais um presente fantástico:o Guilherme.E virou un trovavô.De vez em quando nos envia fotos do lindinho.



Para o varal, onde estamos Assis e eu (ele foi apenas estar rapidamente com os trovadores, pois trabalhava na revisão de um livro e já conhecia os teleféricos que tantos nos agradaram), na marina, em Balneário de Camboriú,onde estava o alegre festival de bandeirolas ,-o "varal de trovas", escrevo:

Ao vento, a serem lidas,
as trovas participantes,
lindas velas coloridas,
presas por fortes barbantes...

Clevane Pessoa

Os III Jogos Florais de Camboriú, foram organizados pela amiga e conhecida trovadora Gislaine Canales e sua formidável equipe,da qual fez parte Gledis Tissot e Eliandra.



É o frevo, é o maracatu,

é o samba, é o ziriguidum...

É o povo, bonito e nu,

festando sem medo algum!

(A. A. de Assis/PR)





<<< Uma Trova de Ademar: >>>

Carnaval, uma alforria

para quem tem depressão;

quatro dias de alegria

de frevo e de diversão.

(Ademar Macedo/RN)





...E Suas Trovas Ficaram:

Foi Carnaval, riso e cor,
– menos sonho que alegria...
E o que restou desse amor?
Nada mais que fantasia.

(J. G. de Araújo Jorge/AC)





<<< Estrofe do Dia: >>>



Neste carnaval, espero,

que brinque com sensatez,

e abraçar todos vocês

na quarta, é o que mais quero.



Eis meu pedido sincero

que faço e não volto atrás,

gosto de você demais;

se for dirigir, não beba,

de Deus a graça receba,

tenha um carnaval de paz.




(Francisco José Pessoa/CE)





<<< Soneto do Dia: >>>

PERDI MEU CARNAVAL.



– Amilton Maciel Monteiro/SP –



Pulei feliz nos carnavais de outrora,

Um tempo bom e muito diferente

De tudo o que se escuta e vê agora

No modo de brincar de tanta gente.



As graciosas marchas, feito a “Aurora”

E a “Jardineira”, mais que de repente

Sumiram da folia, foram embora,

Expulsas num barulho ensurdecente...



O romantismo todo que existia

No jogo de confete e serpentina,

Em busca do romance tão sonhado,



Suponho que entrou em agonia...

Agora é a adrenalina o que domina...

Pra que xodó?... Tá tudo liberado!
Postado por clevane às 10:38
Marcadores: Trovas Carnavalescas-J.G.de araújoJorge- Assis-Ademar Macedo