sábado, 29 de novembro de 2008

Antônio Campos: Posse na APL






Adorei receber , do Instituto Maximiano Campos o convite para a posse do Dr. Antonio Campos,na Academia Pernambucana de Letras, em especial, com um acréscimo de prazer :o convite começar por trova.

Quando algum acadêmico reafirma sua qualidade de trovador, merece nosso aplauso.

Já é tempo de parar de torcer o nariz para as pequenas notáveis e ao ingressar no Mundo Trovadoresco, é que se percebe a sua real dimensão .

Lembro de quando eu era jovem e trocava cartas, na redação da gazeta comercial, onde trabalhava, com o exímio sonetista e aquarelista Vasques Filho
, desembargador no Ceará e mandávamos trovas um para o outro.

Noutro dia, tive a alegria de receber seu livro póstumo, enviado pelo filho,que me achou pela Internet-e encontrei no livro, muitos dos versos de então.

Antonio campos é o curador do FLIPORTO.


Só a coragem liberta
o viver amarrado no medo,
que o mundo é um velho mágico
cheio de estranhos segredos.

Antônio Campos

" Curador da Fliporto, Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas. É autor dos livros: Território da Palavra e Portal de Sonhos, entre outros. Organizou as antologias: Pernambuco, Terra da Poesia e Panorâmica do Conto em Pernambuco.
Elegeu-se, no dia 13 de outubro passado, com 24 votos, para Academia Pernambucana de Letras, na vaga deixada por Paulo Maciel. quando comentou:
“Vejo a Academia como uma continuação do convívio com o livro, hábito herdado de meu pai Maximiano, de meu tio Renato, da proximidade de amigos e intelectuais. Acho também que darei a ele, Maximiano, que não pertenceu à APL, a alegria desse pertencimento, de certa forma.”

Antônio Campos afirma sempre em suas palestras: "O livro é uma forma de resistência e reexistência numa globalização que só trouxe mais exclusão social". Além resgatar em edições nacionais toda a obra de seu pai, Maximiano Campos, patrocinou a publicação de várias obras de autores pernambucanos já consagrados e da nova geração. Tornou-se, um incansável pesquisador de novas ferramentas e plataformas digitais para difusão da Arte Literária, valorização do escritor e conquista de novos leitores. Criou o site E-Books Fliporto, onde estão disponibilizados seu livro Território da Palavra e a palestra O Futuro do Livro."

Para acessar o site:www.antoniocampos.com.br

Ao poeta -trovador, nossos sinceros parabéns por essa nova conquista.

Clevane pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do inBrasCi em belo Horizonte, MG