sábado, 11 de setembro de 2010

Aniversário de Ademar Macedo

1-Os poetas Claudio Márcio Barbosa e brenda Mars, mostram os poemas distribuídos ontem, 10 de setembro , no "Poesia na Praça Sete", em cartaz de Llobus, onde está a poesia de Ademar Macedo, também.


2-Ademar Macedo e eu, na Câmara Municipal de São Jose´de Mipibu, Natal , RN, em 03/5/2010.3-Ademar Macedo


A rosa vermelha,  símbolo do trovador, para Ademar, em seu novo ano de vida!Parabéns!


Ademar Macedo é essencialmennte, trovador.O rítmo necessário à métrica, nele é natural e bonito quais as penas coloridas de uma ave, que trina em rimas em e quatro versos.Rimas cruzadas, naturalmente.Leva a voz forte a rádios -tenho dois Cds onde gravou as vezes em que fui pr ele mencionada, ou homenageada- conforme ocorreu quando estive em Natal, para o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa.Espero que no seguinte, os trovadores possam estar em uma mesa, para contar a história da trova, começada em Portugal  em forma de quadrinhas, populares, sim , mas escritas mesmo pelo grande fernando pessoa.
Já se diz que trova é uma cachaça , um vício, mania, realmente, depois que  entramos no mundo trovadoresco, é quase impossível sair.

Esse prólogo é para festejar o aniversário de Ademas Macedo, presente em várias páginas desse blog.Fui avisada da data importante, pelo seu genro, o que prova que até sendo sogro, é alguem querido! Cada dia, para o poeta, um renascer: lutou bravamente contra o câncer, quando a trova o salvou, porque nós, trovadores, o bombadeamos com as flores de quatro linhas, tornadas fitoterapia vitoriosa.À época, pertencíamos  à saudosa escola Tropo, dirigida pelo prfessor Nilson Matos.A filha de Ademar nos contou, por e-mail,  que o pai iria a S.Paulo, ficar intenado, em brusca de cura.Pois...mesmo internado, ainda venceu um certame...E nós mandávamos trovas através de Carmen Pio (do RS), uma das professoras, como eu.Meu celular dera um defeio, mas ela mandava torpedos trovadorescos, dela e nossos .E ele respondia.
Sobreviveu, sobrevive, cheio de energia e alegria de viver.Quando um dia passar, pássaros canoros e arcanjos, querubins e borboletas, virão buscar sua alma iluminada, mas daqui a cem anos, por favor!E ainda continuará vivo, pois suas trovas são eternais e serão ditas e lembradas, para todo o sempre, pois o mundo trovadoresco é encantado, qual a Terra de Peter Pan: lá, não temos idade, mas identidade, almas sempre jovens, apaixonadas e a metificar as nuves e o azul absolutos, todos com asas de Hermes, capazes de alcançar lonjuras.

Membro da Academia de Trovas do Rio Grande Norte( à qual pertenço desde 1968)e da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, ganhador de concursos , e divulgador da trova com "Mensagens Poéticas", um boletim onde divulga os quatro cantos do mundo trovadoresco, Macedo é proativo, um ativista do Verbo.

Quando , em abril deste ano, cheguei ao aeroporto de Natal  RN, onde fui concebida, estavam a esperar-me dois guardiões:  Deth Haak, que não medira esforços para que eu fosse ao EELP (UCCLA & CAPITANIA DAS ARTES/PM.de NATAL) e o Ademar Macedo  . r, sem cara de contrariedade, na madrugada.Eu tivera um mal estar no aeroporto, em BH, ficara em observação, viajando em outro vôo.E lá estavam os amigos queridos, Deth e Ademar - a quem eu ainda não conhecia  senão de e-mails e fotos pela Internet.
No carro de Ademar, ele dirige muito bem com sua valente perna única, somente falamos de beleza e poesia.Ao chegar à porta do Hotel Pestana, lindíssimo, em Ponta Negra, ele disparou uma trova, que vai sem o segundo versos-até que ele me mande, pois tive agora, um "branco":

Nessa grande hospedaria
(...)
a "Poetisa dos Ventos "
e a "Rainha da Poesia"...

Como sabem,"Poesia dos Ventos", é o eíteto de Deth haak, os anelados cabelos sempre ao vento, amante das praias, nascida em "Arraial de Búzios" (RJ), mas que radicou-se em Natal, onde mora em Ponta Negra,onde luta por causas sociais e culturais. Embaixadora da Paz e Cônsul de Poetas del Mundo.

Indo a São José de Mipibu, onde nasci, em cerimônia na Câmara, sendo homenageada  (****), tive o prazer de ser acompanhada por ele, Deth Haak,  e os poetas Pedro Grilo, Zelma Furtado (Presidente da Academia feminina de Letras e do Memorial da Mulher), Vivi Viana, Francisco Macedo, além do pesquisador de cultura popular e radialista Aquino Neto, acompanhando a Prof. e escritora Inocência Mata, de São Tomé e Príncipe que leciona em Lisboa e periodicamente vem ao Brasil lecionar Literatura africana-devendo estar em Belo Horizonte neste setembro... Muitas emoções e Poesia pura...Inesquecível dia!

Ontem , aniversário de Macedo,dia em que foi parido para a luz da POESIS, predestinado para a palavra portica.Ontem, no"Poesia na Praça Sete" (*) , aqui em Belo Horizonte, os Poetas pela Paz e Pela Poesia, distribuiram um poster com versos de poetas que enviaram poemas, a história do grupo, que escrevi, num belo trabalho de diagramação do poeta, fotógrafo da Rede Catitu, Marco Llobus .E lá estava Macedo,publicado,  representado por seus versos, comemorando seu aniversário com o Boi Rosado- um folguedo trazido pelo Poeta  e artista prof.Severino Iabá, um pernambucano agora radicado na capital mineira.

Então, mais uma vez, não nos carece estar de corpo em lugares e corações, quando a nossa Poesia nos representa.

E a Macedo( **) , ergo a taça de meus versos (***), canto loas e fervorosa, repito S.Paulo:"Direi tudo que souber de bom "desse" homem"

(*) Poesia Na Praça Sete:evento em belo Horizonte, criado e coordenado pelos petas  Rogério Salgado e  Virgilene Araújo.

(**) Ademar Macedo é irmão de outro grande e querido bardo, Francisco Macedo.

(***)Duas trovinhas para o trovador:

Ergo a taça de meus versos
brindo em luz, a teu sucesso,
que abras portas de universos
te desejo e a Deus eu peço!

           <>

Levantei-me até mais cedo,
Cantei loas e fervorosa,
Dou parabéns a Macedo,
do trovador, mando a rosa...


Clevane Pessoa, para Ademar Macedo.