segunda-feira, 29 de junho de 2009

Nilson Matos Pereira

clevane pessoa

Para parapilenghyrbk@hotmail.com

data31 de outubro de 2007 13:13
assunto: Nilson
enviado porgmail.com

ocultar detalhes 31/10/07 Responder



Querida Clevane, sou filha de Nilson Matos Pereira. Pesquisando o nome de meu pai, encontro muitas obras tuas o homenageando. Em nome de minha família elevo nossos sentimentos de carinho e admiração por tua dedicação ao meu pai. Um grande homem que permanecerá sempre em nossos corações.Nosso muito obrigado!!!
Enviado por Rebeca Pilenghy Pereira (não autenticado*) em 31/10/2007 10:36

Rebeca;

Obrigada por escrever.
Com prazer e emoção recebo seu recado.
Como deve saber, seu pai era o "Diretor", o Mestre na chamada "Escola Tropo", de trovadores, que mantinha com pulso.Não somente ele divulgava a trova, como ainda ensinava a fazer.Eu, que já presidira, qdo jovem , a UBT de Juiz de Fora, fui por ele convidada a ser uma das professoras.

Em sua passagem, recebi muitos e-mails pedindo-me que assumisse a direção, porém eu sou fraca em informática e ele mantinha rigorosamente as rodadas de trovas, sextilhas, coroas de sonetos, etc.Já era ajudado pela premiada trovadora Gislaine Canales, que entrou no Grupo a posteriori e por Lisieux, grande trovadora e sonetista, ela funcionado na facilitação dos contatos.Então, esta uma pessoa de quem muito gostamos, ficou no lugar dele.

Todavia, Rebeca, nunca mais os trovadores se agregaram conforme no tempo de teu pai, pois ele funcionava mesmo como diretor,
e, na verdade, a Escola Tropo hoje ,mantém uns poucos, não sei bem quem ainda está.
Teu pai, nestas "rodadas', dava um tema e todos saíam a fazer trovas.Os iniciantes, eram então, ajudados pelos professores.Nos finais de semana, fazíamos "pingue-pongue", que eu liderava, muitas vezes, mantendom diretamente com eles, as jogadas, que eram mesmo de fim de semana:trovas bem humoradas, brincadeiras.

A passagem de Nilson tocou-me profundamente, por causa da grande admiração por sua autentacididade de Poeta nato.Penso que se ele morasse no eixo Rio S.Paulo, seria muito famoso.
Fiz um Memorial para ele, em meu blog, conforme sempre faço quando se vai alguém de nosso grupo,publiquei e-mails de vários poetas a respeito dele.Fiz um poema ,e disse que "poeta Não morre"- o que virou agora uma tendência na Internet, louvar os amigos, para que perdurem.
Seu pai era estimado, respeitado, pode-se ver pelo que dele falaram em sua passafem.
Muitos filhos de Poetas em outra dimensão, me escrevem sobre os pais,por encontrarem seu niome em meu blog..Acho isso bastante tocante.

Não sei se ele publicou algum livro, e se a resposta for sim , mande dizer-me onde poderei adquirir um.
Ele está ainda em antologias virtuais.Buscarei nos meus arquivos, trovas dele, das rodadas temáticas, mas nem enviarei completas, com todos os trovadors, pois o peso seria muito.Enviarei , caso desejes, apenas as dele.

Vc também é poeta?Tem outros irmãos? Fiquei viúva em 2005 e sei o quanta falta nos faz o chefe da casa,,,Eu estava casada há 27 anos, quando ele se foi (por acidente), ainda me sinto de luto.Éramos primos, apaixonados e grandes compalnheiros de tuido, embora ele fosse engenheiro, não ligado á Literatura.

Enfim , o que desejar publicar de seu pai, pode me enviar.Assim como alguma foto, pode mandar que , tenho certeza, os trovadores vão gostar muito.
Um abraço cordial:
Clevane Pessoa

http://www.clevanepessoa.net/blog.php

Um comentário:

BECA disse...

OLÁ CLEVANE...SOU EU REBECA!FILHA DE NILSON!SÓ AGORA LI TUA POSTAGEM E COMENTÁRIO A RESPEITO DOS FEITOS DE MEU PAI E DO SUCESSO QUE ERAM AS "TROVAS!ELE ADORAVA...PASSAVA SÁBADOS SORRINDO, LENDO E GARGALHANDO COM A FAMÍLIA E SEUS AMIGOS INTERNAUTAS!DE ESÍRITO CRÍTICO E COLETIVO SEMPRE GOSTOU DE ENSINAR E APRENDER!!ELE TEM OBRAS PUBLICADAS EM ANTOLOGIAS.EU SOU AMANTE DAS PALAVRAS, MAS NÃO ESCREVO COM FREQUÊNCIA.MAS ADORO ESCREVER!FICO FELIZ QUE OUTROS AMIGOS TENHAM ESCRITO SOBRE SEUS PAIS!!ELES ESTÃO SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES...NO NOSSO DIA A DIA...NA CRIAÇAO DE NOSSOS FILHOS...EM MOMENTOS EM QUE CHORAMOS...EM QUE RIMOS...EM QUE PASSEAMOS...ESTÃO EM NÓS...SIMPLESMENTE!!QUE BOM QUE OS DEMAIS AMIGOS RELATAM TBM ESSES SENTIMENTOS!!ME EMOCIONO COM ISSO!!GOSTARIA DE PODER AJUDAR-TE...AGUARDO NOVO CONTATO E TE AGRADEÇO POR ESTE MOMENTO!!UM GRANDE ABRAÇO E MINHA GRATIDÃO!!