terça-feira, 20 de julho de 2010

"Fonte da foto acima:
singrandohorizontes.wordpress.com/.../page/5/)

Luiz Otávio, o Príncipe dos Trovadores Brasileiros, era o suprassumo da gentileza, cavalheirismo, educação.
bateu à porta da casa de meus pais para solicitar -0lhes licença para eu assumir com Presidente da UBT em Juiz de Fora.À extranheza de meu pai("mas ela é muito novinha!"), ele retorquiu que eu tinha o dom de desfazer mal estares, dava-me bem com os grêmios e as UBTs de vários lugares, correspondendo-me com muitos trovadores e publicando-os no jornal onde trabalhava-a na "Gazeta Comercial".Não havia Internet.Era tudo na base da missiva.Acompanhava-o o dedicado escudeiro, outro trovador de peso, do Rio Granmde do Norte, Aparício Fernandes que ia de cidade em cidade recolhendo trovas-a maioria manuscrita-depois , datilografava-as, mandava-nos para revisar e as lia em seu programa radiofônoco no rio.Depos de casada-com o jornalista trovador Messias da Rocha -fui morar na Cidade Maravilhosa-sema as violências de hoje, maravilhosa mesmo,e fomos visitá-lo em Santa Teresa, onde residia com a linda esposa.Bons tempos!
Aparício realizava antologias gigantescas (Trovadores do brasil...O Rei dos reis...).Tenho trovas nelas todas.Fiquei pensando o quanto os dois adorariam a internet!

Hoje, o amigo querido Ademar Macedo, publica virtualemente , trovas mil e o mano Francisco Macedo manda-me o jornal da ATRN, que leio prazerosamente.
Aui em belo Horioznte, aochegar, apresentei-me à então presidente Conceição Abrittas, a convite de Zeni de barros Lanna , disse trovas, dostribuí poster de trovas e fui muito bem recebida-mas fui lotada, enquanto psicóloga, no HJK(Barreiro de Cima0, e jamais cheguei a tempo de assitir a alguma sessão. Então, estou desgarrada, mas em 2009 fui a Santa catarina, a convite de Gislaine Canales, para os Jogos Florais (Balneáriod e Camboriú) e recuperei minha identidade de trovadora-pelo que vou ser sempre muito grata.Adorei conhecer Rissowsky, aprimorado sonetista, A.A.Assis, que prefaciou meu "Trovas, pequenas Notáveis", cnhecer trovadores latinoamericanos e muitos brasileiros.
Falo a respeito em meu blog específico http://trovaspequenasnotaveis.blogspot.com
Visitem.
À ocasião, eu7 já era acadêmica da Academia de Trovas do Rio Grande do norte(1968), correspondente, pois morava em MG. e depois no Rio.
O aniversáriod e Luiz Otávio-dois dias depois do meu, tornou-se , para nós, "O Dia do Trovador".Ontem, reli trovas, escrevi-as.Hoje, recebo do amigo Dimythryus as trovas abaixo, que Carmen Pio e eu recolhemos, quando a Escola Tropo, onde éramos professoras, sob a direção do grande e saudoso Nilson Matos Vieira (neste blog há um memorial que escrevi para ele) -e ensinamos muitos a fazer trovas!
Bom rememorar!


De: MovimentodePoetaseTrovadores
Data: 18 de Julho de 2010 10:04
Assunto: Salve 18 de Julho, DIA DO TROVADOR!
Para: movimentodepoetasetrovadores@yahoo.com.br





"Parabéns Trovadores de todos os recantos da Terra!

SALVE 18 DE JULHO!

E, principalmente, PARABÉNS LUIZ OTÁVIO!

Essa é uma data muito especial, pois simboliza todo esse movimento poético, cultural, social, que representamos, trabalhamos e lutamos por sua permanência e crescimento. Tal representação vem carregada de grande responsabilidade, eis que ao levarmos nossa Trova, - a mensagem que ela traduz -, estamos lançando ideias, pensamentos, ideais, projetos, sonhos, reflexões, e, com isso, certamente, causando transformações, fortalecimentos, criando cultura, conhecimento, e escrevendo a História.

Feliz Dia do Trovador a todos!!

‘MOVIMENTO DE POETAS E TROVADORES’"

Carmen Pio

-----------------------------------------------------------------------------------------------------


TROVAS - DIA DO TROVADOR – e – LUIZ OTÁVIO
(estão por ordem alfabética de autor)


Luiz Otávio, em nossas mãos
as suas a gente vê.
- Onde há um encontro de irmãos,
há um reencontro com você!
A.A. de Assis – Maringá/PR

Sou poeta do nordeste
e meus versos deram prova.
Mas temi que só a peste
fazendo a primeira trova!
Ademar Macedo – Natal/RN

Na rádio ou por telefone,
eu digo a todos vocês:
- Ninguém faz sequer um clone,
das trovas que Luiz fez!
Ademar Macedo – Natal/RN

Luiz Otávio deu provas,
ser bom em verso e poesia.
E o meu sonho é fazer trovas
como as que Luiz fazia...
Ademar Macedo – Natal/RN

Quem deixa forte lembrança,
como Luiz Otávio deixou,
é símbolo de esperança
e do amor que ele plantou.
Carmen Pio – Porto Alegre/RS

Luiz Otávio, hoje, é saudade,
na luta do Trovador,
era a sensibilidade
do "Movimento do Amor".
Carmen Pio – Porto Alegre/RS

Trovador, linda palavra,
Cheia de encanto e fervor,
Trovador, ele quem lavra,
belas sementes do amor.
Carmen Pio – Porto Alegre/RS

Luiz Otávio, com ciência,
fez da trova uma alegria;
com carinho e competência
fez dos versos melodia.
Cidinha Frigeri – Londrina/PR

Trovas, versos, notas vivas
do musical sacrossanto
que, Luiz Otávio e convivas,
integraram no seu canto.
Cidinha Frigeri – Londrina/PR

Que Luiz Otávio inda em vida,
saudando-a com seu valor,
compôs a canção da lida,
harmonizando um clangor.
Cidinha Frigeri – Londrina/PR

Luiz Otávio, com nobreza,
ao elevar nossos autores,
não foi rei, mas com certeza,
"Príncipe dos trovadores"...
Clevane Pessoa de Araújo Lopes – Belo Horizonte/MG

A rosa dos trovadores,
por Luiz Otávio nos dada,
faz de nós os pensadores
da nossa pequena fada...
Clevane Pessoa de Araújo Lopes – Belo Horizonte/MG

Luís Otávio, não morreste,
aqui na Terra, ficaste,
entre os livros que escreveste
e as trovas que nos deixaste!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Sou trovador. Tenho orgulho
do meu dia e, como prova,
sempre em dezoito de julho
eu faço trova e mais trova!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Na vida do trovador,
o fazer trovas, suponho,
consiste em semear amor
em quatro versos de sonho!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Sou trovadora assumida
que, em seu viver, se renova,
fazendo trovas à vida,
vivendo em razão da trova!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Nos momentos mais diversos,
sonho minha vida assim:
- Chuva de rimas e versos,
florindo trovas em mim!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Luís Otávio, eu te proponho,
que, dos céus, aonde estás,
inspires trovas de sonho
e versos de amor e paz!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

É na dor de uma saudade,
quando um mau dia anoitece,
que a mulher em mim se evade
e a trovadora aparece.
Denise Cataldi - Nova Friburgo/RJ

Luiz Otávio deu exemplo
de amor, de fraternidade
e fez de seu peito o templo
mais bonito da humildade!
Elisabeth Souza Cruz – Nova Friburgo/RJ

Desde a infância, um sonhador,
muitos sonhos já sonhei,
em tornar-me um trovador
- confesso - nunca pensei.
Flávio Ferreira da Silva - Nova Friburgo/RJ

Pego carona na trova,
sou chamado trovador,
quem as lê - logo reprova -
pois são trovas sem valor.
Flávio Ferreira da Silva - Nova Friburgo/RJ

Luiz Otávio fundou
quarenta anos atrás,
a UBT que tanto amou,
e que a amamos muito mais!
Francisco Garcia – Caicó/RN

Luiz Otávio se encantou;
tinha que partir um dia!
Mas para o mundo deixou
um canteiro de poesia!
Francisco Garcia – Caicó/RN

E o Príncipe deixou saudade,
muita saudade deixou!
Foi a trova, na verdade,
a musa que mais amou!
Francisco Garcia – Caicó/RN

A UBT ficou refeita,
na voz de cada poeta...
e o que faltar na receita,
Luiz Otávio completa!
Francisco Garcia – Caicó/RN

Ser trovador me seduz...
Eu sinto em cada momento
que a trova é facho de luz
no pano do firmamento,,,
Ivone Taglialegna Prado – Belo Horizonte/MG

Jamais quis fazer poesia
nem algum verso de trova.
Foi você, doce Maria,
quem me lançou nesta prova.
Lairton Trovão de Andrade – Pinhalão/PR

Sou poeta trovador
na solidão desta rua.
Minhas serestas de amor
só tenho entoado à Lua.
Lairton Trovão de Andrade – Pinhalão/PR

Enquanto houver um luar
e um sol cheio de esplendor,
há de se ouvir o cantar
da lira de um trovador!
Lisete Johnson – Porto Alegre/RS

Luiz Otávio sabia
que sua paixão mais forte,
a trova, conquistaria
o Brasil de Sul a Norte.
Milton Souza – Porto Alegre/RS

No Dia do Trovador,
eu repito novamente:
trova é um pedaço de amor
que invade a vida da gente.
Milton Souza – Porto Alegre/RS

Luiz Otavio, no infinito,
em sua estrada já traçada,
nos ensina quão bonito
é uma trova declamada!
Nei Garcez - Curitiba/PR

Quem recorda os trovadores
com suas trovas de então,
oferece aos seus autores
a prova de gratidão!
Nei Garcez – Curitiba/PR

Parabéns, ó trovador,
deste solo e céu anil,
que com trova e muito amor
abençoa este Brasil!
Nei Garcez – Curitiba/PR

Nem todo poeta trova,
mas o trovador poeta
e a cada mensagem nova
ganha um jeito de profeta.
Nilton Manoel Ribeirão Preto/SP

O mundo ganha mais cor
neste dia de poesia,
quando todo trovador
faz trovas pelo seu dia!
Nilton Manoel Ribeirão Preto/SP

Luiz Otávio deu provas
de ser grande e iluminado:
fez uma esteira de trovas
em seu caminho encantado!
Thereza Costa Val – Belo Horizonte/MG

Na trova, que é seu veleiro,
singrando temas diversos,
trovador é marinheiro
que navega em quatro versos.
Thereza Costa Val – Belo Horizonte/MG

- "Luiz Otávio, diz Jesus,
faça este Céu mais bonito"...
E ele fez trovas de luz
com as estrelas, no infinito.
Thalma Tavares – São Simão/SP

---------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------

Glosando Luiz Otávio

Gislaine Canales


TEMPLO DOS TROVADORES


MOTE:

Em nossa crença elevada,
num mundo de paz e flores,
a trova é hóstia sagrada
no templo dos trovadores.


EM NOSSA CRENÇA ELEVADA,
cheia de fé e emoção ,
em nossa grande escalada,
o verso é nossa oração.

Nós rezamos, versejando,
NUM MUNDO DE PAZ E FLORES,
mais amigos, conquistando
e amando novos amores.

Numa união inigualada,
que nos traz imensa paz,
A TROVA É HÓSTIA SAGRADA
que somente o bem nos faz!

Nessa nossa comunhão,
misturamos mil sabores
e a amizade, cresce, então,
NO TEMPLO DOS TROVADORES.

---------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Homenagem de Ademar

Saudade, quase se explica
nesta trova que te dou:
saudade é tudo que fica
daquilo que não ficou.
– Luis Otávio –

Ao partir para a outra vida,
aquilo que mais receio,
é deixar nessa partida,
tanta coisa pelo meio ...
– Luis Otávio –

Meus sentimentos diversos
prendo em poemas tão pequenos.
– quem na vida deixa versos
parece que morre menos ...
– Luis Otávio –

Trovador, grande que seja,
tem esta mágoa a esconder:
a trova que mais deseja
jamais consegue escrever ...
– Luis Otávio –

A sina dos Trovadores,
– o meu destino também –
é sofrer as próprias dores
e as dores que os outros têm...
– Luis Otávio –

Com saudades imorredouras:
Ademar Macedo.

----------------------------------------------------------------------


Nesta data querida...

Parabéns aos trovadores
Neste dia todo prosa
Verso hoje em louvores
A quem escreve e Trova.

Sou poema canto amores
Pra poesia minha rosa
Desfazer mágoas e dores
Em rimas o verso Trova,

Parabéns aos Trovadores
Pedro Grillo aqui a glosa
Poeta o vento professores
O que me ensina a Trova.

Bênçãos Ademar Macedo
Voe em verso como flosa
A Clevane Pessoa o enredo
Bênçãos no dia da Trova.

Arrisco trovar sem medo
Pra saudá-los com a Rosa
Versejo que aqui me rendo
A Gislene Canalles em trova...

“ A Poetisa dos Ventos”
Deth Haak

SPVA-RN. Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN
Cônsul Poeta Del Mundo_ RN







Aparício Fernandes, o grande divulgador das trovas e dos trovadores(meu arquivo)


A rosa vermelha é o simbolo do trovador e faz parte do emblema da UBT(União Brasieleira de Trovadores)

Nenhum comentário: