domingo, 13 de janeiro de 2008

Poeta ou Poetisa






Imagens:Tela de Courbert;botão de rosa vermelha, símbolo do(a) trovador(a);páginas de caderneta para encher de trovas, as pequenas notáveis...

Minha foto:enquanto fazia a ilustração para minha trova abaixo, clicada por Ciléia Botelho, em 2007.



Trova de Messias da Rocha (sobre Poeta/Poetisa)

Gente:muitos me escrevem a respeito da mulher que escreve Poesia.Uns acham que "poetisa" é uma diminuição da real capacidade feminina.Fico à parte dessa polêmica, tanto faz que me chamem "poeta" ou "poetisa":digo que eu própria digo que sou poetisa.Prefiro.A palavra rima com sacerdotisa.
No Portal Palavreiros,há um poesia minha que fala a respeito.Aqui no recanto das letras também...
Meu ex-marido,Messias da Rocha, jornalista e compositor, poeta,sobretudo, bom trovador, pai de meu primogênito o bassman e desenhista Allez Pessoa,de quem sou muito amiga, mandou-me uma trova sobre o assunto.Repasso-a para vocês, abaixo, com o e-mail dele.


Clevane(clevane@yahoo.com.br)




Ser poetisa ou poeta,
Não nos importa porque,
Na verdade, nos completa
É o verso que a gente lê.

Antonio Messias da Rocha Filho(Messias da Rocha)
clevane pessoa de araújo lopes
Publicado originalmente,no Recanto das Letras em 30/04/2006
Código do texto: T148109

Comentário:

30/04/2006 22h34 - Paulo Camelo
Sim, Clevane, poetisa, sim. Nada de se sentir diminuída com a palavra. Nada, mesmo! A polêmica causada gerou-se em um poema de Cecília Meireles (que foi - é - uma grande poetisa), por falar genericamente e dizer "Não sou alegre nem triste; sou poeta". E daí muitos acharem que ela se autodenominava poeta, e não poetisa. E começou a onda de achar que poetisa é pejorativo, etc e tal.




Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autor e o link para o site "www.sitedoautor.net(Clevane pessoa de araújo lopes;(www.clevanepessoa.net/blog.php)). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas(...)

Do verbo sacerdotisa,
da poesia, tranformadora
-sendo mulher, sou poetisa,
há muito, uma trovadora...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Nenhum comentário: