domingo, 30 de novembro de 2008

Trovas de Fernando Pessoa-hoje,30 de novembro-73 anos de sua passagem



http://recantodasletras.uol.com.br/escrivaninha/blog/index.php

CLEVANE DE ASAS HOMENAGEIA
O GRANDE POETA FERNANDO PESSOA

(in http://br.geocities.com/clevanedeasas/fernandopessoa.htm
web-arte dePaola Caumo)

Imagem: auto-retrato de Fernando Pessoa
(de domínio público,segundo consta).

Trovas do Grande Fernando pessoa,em seu aniversário(13 de junho!)
Quando eu digo tantas palavras em favor das trovas, às quais chamo,desde os Anos sessenta,
de "Pequenas Notáveis", sei bem, como trovadora,do que falo!
Há esnobes intelectuais que torcem o nariz para ela,apenas por ser quadra,
de rimas cruzadas-cujo mérito é mesmo ser fácil de gravar...
O heterônomo Fernando Pessoa,não as desprezou
e aqui lhes trago a prova,suas quadras,bem ao gosto popular:

Cantigas de portugueses
São como barcos no mar -
Vão de uma alma para outra
Com riscos de naufragar.

/////
A terra é sem vida, e nada
Vive mais que o coração
E envolve-te a terra fria
E a minha saudade não!
/////
O moinho de café
Mói grãos e faz deles pó.
O pó que a minh'alma é
Moeu quem me deixa só.
/////
Se eu te pudesse dizer
O que nunca te direi,
Tu terias que entender
Aquilo que nem eu sei.
/////
Teu vestido porque é teu,
Não é de cetim nem chita.
É de sermos tu e eu
E de tu seres bonita.
/////
Vem cá dizer-me que sim.
Ou vem dizer-me que não.
Porque sempre vens assim
P'ra ao pé do meu coração.
/////
Tenho um segredo a dizer-te
Que não te posso dizer.
E com isso já te o disse
Estavas farta de o saber...
/////
Dona Rosa, Dona Rosa,
De que roseira é que vem,
Que não tem senão espinhos
Para quem só lhe quer bem?
Dona Rosa, Dona Rosa,
Quando eras inda botão
Disseram-te alguma cousa
De flor não ter coração?
Trazes uma cruz no peito.
Não sei se é por devoção.
Antes tivesses o jeito
De ter lá um coração.

Fernando Pessoa

[Escrito no sote, em 2006-->"E lembro que amanhã 13 de junho é a data de seu nascimento.
A partir de hoje, começo a homenageá-lo, o patrono deste site, simples,
com a finalidade de divulgar a beleza, apenas..."]
Clevane

-Para "Trovas,pequenas Notáveis",em breve,volume II(e-book e papel)


Para homenagear Fernando,uma trova;

Quanto me sinto pequena,
por levar tal sobrenome!
Eu,\"pessoa\" voz amena,
Ele grande,com renome...

Clevane pessoa, em 12/06/06,
véspera da data natalícia de Fernando Pessoa...

Fonte:http://br.geocities.com/clevanedeasas/fernandopessoa.htm

Imagem:auto-retrato de Fernando Pessoa

Nenhum comentário: